top of page

|DE OLHO NA BASE| Jogadores do São Caetano participam de palestra sobre os cuidados com a saúde buca


(25 de fevereiro de 2019)- Pensando também no bem-estar fora das quatro linhas, o departamento de base do São Caetano proporcionou aos seus atletas, nesta segunda-feira, uma palestra sobre a importância que esses precisam ter quando o assunto é a saúde bucal.

Tema que ainda representa muitos tabus entre a garotada, a saúde da boca pode estar ligada diretamente ao melhor rendimento do atleta. Por esta razão, a Dra. Márcia Maria Ferreira falou com os pratas da casa sobre este assunto, que ganha cada vez mais destaque no meio esportivo.

“Importantíssimo alertar e relembrar alguns pontos da odontologia. A saúde da boca está relacionada ao resto do organismo e, muitas vezes, até pela idade, muitos garotos não conseguem fazer essa relação. A baixa saúde bucal nos faz alertar sobre os cuidados que eles precisam ter, pois desta forma é possível obter até mesmo um desempenho esportivo melhor.”, explicou.

Em todo início de temporada, o São Caetano realiza avaliações, que podem ocorrer até duas vezes por ano, com os atletas que fazem parte das categorias de base. Caso exista a necessidade de um tratamento mais específico, este já passa a ser providenciado pela agremiação.

Diante da relevância que a saúde bucal ganhou nos últimos tempos, a Dra. Márcia Maria Ferreira destacou também a importância de divulgar cada vez mais este tema entre os jovens.

“Antes era divulgado apenas sobre os casos relacionados ao doping. O atleta ia ao médico ou no dentista e tomava alguma substância proibida sem saber, algo que já aconteceu muito. Mas agora existem estudos que analisam como alguma lesão ou infecção na boca pode prolongar tratamentos e, assim, evitar de se ter uma recuperação mais rápida. É fundamental divulgar para que todos fiquem bem cientes da importância de cuidar da saúde da boca”, afirmou.

De acordo com estudos divulgados, 21% dos atletas possuem desempenho abaixo do desejado devido problemas dentais. Por isso, o São Caetano faz o acompanhamento necessário com os seus jogadores de base há oito anos.

Foto: Fabrício Cortinove

Assessoria de imprensa | Fabrício Cortinove

comunicacao@adsaocaetano.com.br


© 2018 A.D. São Caetano

ACOMPANHE:

  • YouTube - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Facebook Clean
  • Instagram - White Circle
bottom of page